Domingos Marcon e Idivar Plácido Pasinato, Prefeito e Vice-Prefeito eleitos na Eleição de 06 de outubro, avaliam a campanha, agradecem os 3.722 votos, destacam Projetos do Plano de Governo e revelam ações iniciais voltadas à Gestão 2025-2028 em primeira entrevista exclusiva à equipe de reportagem do Jornal e TV Tribuna
Publicado em 28 de Outubro de 2024
Foto: Jornal e TV Tribuna
EMOÇÃO GRANDE, BOA VANTAGEM DE VOTOS E PREPARAÇÃO PARA UM GRANDE TRABALHO
Eleito no último Pleito, Domingos Marcon pontuou a emoção com o sucesso nas urnas após uma campanha tranquila. Ele agradeceu a população guaraciabense e garantiu que segue se preparando para assumir o cargo maior do Executivo do Município. Ele também agradeceu aos candidatos a Vereador por sua chapa:
“Foi uma Eleição tranquila de nossa parte. A emoção foi grande, lógico. Tivemos uma boa vantagem de votos, com 3.722 favoráveis. Agradeço a população de Guaraciaba por ter dado essa oportunidade de a gente chegar frente à Administração. Com certeza a gente está se preparando para fazer um bom trabalho. Agradeço a todos que nos acompanharam na campanha, no nosso dia-a-dia. Foi um trabalho grande de nossos candidatos a Vereador, nos ajudando muito, pedindo mais o voto para o Prefeito e Vice do que para eles mesmos. Tínhamos uma composição de 28 candidatos na nossa coligação, e todos eles trabalharam de forma série e unidos, portanto, sou grato a eles e quero contar com eles na nossa próxima Administração para conversarmos com nossa população de Guaraciaba”.
VICE-PREFEITO AGRADECE COORDENADORES DE CAMPANHA E LIDERANÇAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O ÊXITO NO PLEITO
Vice-Prefeito eleito, Pasinato, como é mais conhecido Idivar Plácido, lembrou que a campanha não depende somente dos candidatos, mas sim de toda uma equipe de pessoas engajada. Ele agradeceu aos coordenadores e Lideranças que o ajudaram a chegar ao êxito:
“Quero cumprimentar a todos os nossos telespectadores da TV Tribuna e leitores do Jornal Tribuna Diário. Para nós é uma alegria muito grande receber vocês para podermos conceder esta entrevista e, ao mesmo tempo, repassar uma mensagem para nossa comunidade de Guaraciaba. Nós sabemos que uma campanha não depende somente do candidato a Prefeito e do Vice, e sim também dos Vereadores, e principalmente da coordenação de campanha, que foram as pessoas que nos ajudaram a coordenar e fazer com que de fato nós pudéssemos apresentar essa proposta para a população de Guaraciaba. Quero agradecer aqui em nome do Paulo Meneguini, que foi o Coordenador Geral, do Grando, outros ex-Prefeitos, ex-Vereadores, enfim, todas as Lideranças que de uma forma ou de outra contribuíram para que nós pudéssemos apresentar esse Projeto que hoje chegou até a comunidade de Guaraciaba”.
SONHO DO FALECIDO AVÔ E VONTADE ANTIGA DE INTEGRAR O EXECUTIVO MUNICIPAL
Ainda sobre a Eleição, Pasinato recordou que sempre teve a vontade e o compromisso em exercer função no Executivo, algo que também era sonho de seu finado avô Genésio, ex-Prefeito de Guaraciaba por três mandatos. Com o passar dos anos, a ideia foi se concretizando até ser totalmente viabilizada: “Sobre a Eleição, de como começou, nós começamos esse trabalho há muito tempo, ou seja, da minha parte, eu sempre tive essa vontade, esse compromisso, era um sonho do meu finado avô Genésio, que foi Prefeito de Guaraciaba três vezes, que um dia eu me colocasse a disposição da comunidade, e o tempo foi passando e, agora, nós conseguimos então viabilizar essa proposta para apresentar para a comunidade de Guaraciaba. Foi quando então eu decidi fazer essa parceria com o Marcon, porque eu senti na pessoa dele muita vontade de trabalhar para o povo de Guaraciaba, muita vontade de ajudar as pessoas e se colocar à disposição, e sentindo essa necessidade que o Município tinha é que eu me sensibilizei e me coloquei à disposição das pessoas para poder ocupar tudo aquilo que tenho de experiência no contexto político nacional, o qual eu vivi por todos esse anos, e que hoje nós temos a oportunidade, porque Deus nos permitiu, que assim nós fizéssemos esse trabalho na campanha e dessa forma então vamos nos colocar a disposição da sociedade a partir de 1º de janeiro”.
MESMO COM MAIORIA NA CÂMARA, OBJETIVO É TRABALHAR COM DEMAIS VEREADORES
Com relação a próxima Legislatura, o Prefeito eleito garantiu que, apesar de a maioria dos Vereadores eleitos serem de seu grupo político, o objetivo é trabalhar em parceria com todos os demais Vereadores: “Com certeza a Câmara é muito importante. Elegemos a maioria para a próxima Legislatura, mas a gente conta com todos os outros Vereadores de outras coligações que também se elegeram, porque o trabalho do Vereador é trabalhar junto com o Prefeito e o Vice para o Município se desenvolver. Temos uma boa amizade com todos, fizemos a maioria na Câmara, mas não é só com essa maioria que a gente vai trabalhar. A gente quer trabalhar com todos eles”.
BUSCA PELA FATIA DO BOLO, TRATATIVAS POLÍTICAS COM DEPUTADOS E GOVERNADOR DO MESMO PARTIDO POLÍTICO; GOVERNO DEVERÁ SER ENXUTO, TÉCNICO E DE RESULTADOS
A busca por recursos junto a Deputados e aos Governos Federal e Estadual também foi assunto comentado por Pasinato, que revelou que tratativas políticas já estão sendo feitas no sentido de fazer com que uma fatia do bolo de recursos volte ao Município. Do mesmo partido do Governador Jorginho Mello, Pasinato afirmou que buscará em ambos os âmbitos a ajuda financeira que o Município entende que é merecedor. A ideia é fazer um Governo enxuto, técnico e de resultados: “O que nós sabemos é que a maior parte da fatia da arrecadação dos impostos se concentra na União, ou seja, em Brasília, e depois nos Estados e no Município, onde vivem as pessoas, aonde que de fato precisa o investimento, o recurso é menor, então, nós precisamos nos preparar justamente para buscar esses recursos, buscar de volta essa fatia do bolo, tanto no Governo Federal quanto no Governo do Estado, e para isso nós estamos justamente fazendo as tratativas políticas com nossos Deputados. Nós temos o Governador do Estado, o qual faz parte da nossa coligação, eu sou do PL também, então nós vamos cobrar muito do Governador para que ele nos ajude a trazer os recursos necessários para o Município. No âmbito Federal também nós vamos cobrar dos Deputados Federais, dos Senadores, e também na parte técnica, nos Ministérios, vamos ver quais são as programações dos Ministérios para que nós possamos cadastrar os Projetos necessários para o desenvolvimento de Guaraciaba, e automaticamente poder dar uma melhor qualidade de vida para nossa população. Essa é a nossa forma, que nós apresentamos na campanha e que assim vamos fazer. Queremos fazer um Governo enxuto, um Governo técnico e um Governo de resultado, tendo um novo choque de Gestão para o Município. Essa é a bandeira que nós vamos defender”.
CONVERSAS SOBRE NOMES PARA A EQUIPE DE GOVERNO JÁ INICIARAM
A definição de nomes que integrarão a Gestão 2025-2028 já começou a ser debatida, mas nada ainda está definido, de acordo com Marcon: “A gente já está conversando, mas ainda não definimos nada. A ideia é de que em breve a gente esteja com o Governo alinhado, com toda equipe necessária na Administração, na Saúde, na Educação, na Agricultura, enfim, em todos os Setores do Município. Teremos uma equipe técnica, uma equipe boa para atendermos bem a população do nosso Município, que tanto merece. A população guaraciabense é ordeira, trabalha muito, é o braço forte do nosso Município, e estaremos governando nossa cidade para ajudar esse povo que merece muito”.
SAÚDE SERÁ PRIORIDADE, E REAL PLANO DE GOVERNO SERÁ O QUE A SOCIEDADE PRECISA
O Vice-Prefeito eleito também explanou sobre as prioridades da Gestão Marcon e Pasinato. Para ele, a Saúde vem em primeiro lugar. Apesar de um Plano de Governo pronto e apresentado à população, Pasinato ressalta que o verdadeiro Plano de Governo a ser seguido é aquele apresentado através das demandas da população, não olhando cores e posições partidárias dos munícipes:
“Sabemos que todos os temas são prioridade, mas tem algumas questões que você não pode deixar para amanhã. Quando se trata, por exemplo, de Saúde, a pessoa que precisa de um atendimento ela precisa pra hoje. Uma obra pode ficar para amanhã, para depois de amanhã, portanto, vamos focar muito forte na questão da Saúde e outras tantas prioridades que foram apresentadas na proposta do Plano de Governo e que com certeza nós vamos fazer com que a comunidade possa sair ganhando. O que o Marcon tem defendido muito desde o princípio é ouvir as pessoas. O Plano de Governo dá um norte daquilo que nós mais ou menos queremos trabalhar, agora, o real Plano de Governo é aquilo que a sociedade precisa no dia-a-dia, e essa é a bandeira forte do nosso Governo. O Marcon quer ouvir muito as pessoas, ouvir as necessidades que as pessoas tem no dia-a-dia, e poder fazer com que a Administração possa atender a cada um, sem distinção de cor partidária, e isso nós falamos logo que vencemos a Eleição, que a Eleição passou. Eu sempre digo, agradeço a Deus por nós termos vencido a Eleição com o resultado que nós tivemos, e um compromisso que eu tenho com esse resultado é não olhar cor partidária, olhar as pessoas e atender como um todo. Esse é um compromisso que eu apresentei diante de Deus, que se nós vencêssemos a Eleição da forma como nós vencemos, nós iríamos trabalhar para todos, e assim que nós vamos fazer, pois essa é a vontade do Marcon e da nossa equipe”.
CERTEZA DE UM BOM GOVERNO E PRIORIDADE TAMBÉM NAS ESTRADAS
O Prefeito eleito encerrou agradecendo a seu Vice pela caminhada exitosa na disputa pela majoritária. Ele confirmou que a Saúde será uma das prioridades de seu Governo, assim como melhorias nas estradas:
“Quero agradecer ao Pasinato por estarmos juntos nessa jornada, uma jornada árdua, e com certeza junto com ele nós vamos realizar um bom Governo em nosso Município. Dizer a população que temos prioridades sim, que a Saúde será prioridade sim, pois não se pode esperar para amanhã, tem que atender hoje. Queremos zerar as filas de espera. Na campanha política a gente via muita gente pedindo saúde e estradas de qualidade, então, essas duas coisas certamente serão prioridade. O resto a gente vai fazendo assim que alinhar as coisas. Fico agradecido pela presença de vocês do Jornal e TV Tribuna e meu muito obrigado a todos”.
PARCERIA E ALINHAMENTO; PREFEITO E VICE DE TODOS
Por fim, Pasinato agradeceu aos eleitores pela confiança do voto. Ele reiterou que a dupla seguirá unida e alinhada durante toda a Gestão 2025-2028, sem ciúmes ou picuinhas entre os Líderes do Executivo. A vontade, sobretudo, é ajudar a população e o Município a se desenvolver e, para isso, as decisões de ambos deverão ser em consonância, buscando o bem do povo guaraciabense:
“Em primeiro lugar nós queremos agradecer ao Jornal e TV Tribuna por ter disponibilizado este espaço para que nós pudéssemos apresentar um pouco mais daquilo que nós pensamos para a sociedade. Agradecer a cada um dos 3.722 eleitores de Guaraciaba que confiaram seu voto, sua esperança em nosso nome. Com certeza nós vamos corresponder. Dizer mais uma vez que eu e o Marcon vamos nos acertar muito bem, porque eu sempre digo que não tenho ciúme da forma que o Marcon vai administrar o Município e nem ele tem ciúme de mim, então, isso vai dar uma parceria, e é interessante a gente frisar aqui, que em muitos Municípios o Prefeito e o Vice não se acertam, porque o que que acontece, as vezes o Vice quer ser mais que o Prefeito ou o Prefeito quer podar o Vice, e isso não vai ocorrer aqui, porque nosso sentimento não é esse. Para mim, nada adianta ser Vice-Prefeito, eu quero sim ajudar a comunidade, o Marcon de mesmo modo, nada adianta ser Prefeito, ele quer é ajudar as pessoas, então, nós estamos aqui não para aparecer, estamos aqui para fazer aquilo que precisa ser feito, que é atender a nossa população, atender a nossa cidade. Todas as decisões que o Marcon tomar eu vou aceitar, as decisões que eu tomar ele também vai aceitar, e nós vamos trabalhar juntos. Vamos ser parceiros e, assim, a comunidade vai sair ganhando. E como já disse anteriormente, não queremos briga política. A Eleição passou, os outros dois candidatos se colocaram à disposição, apresentaram suas propostas, tanto o Ademir e o Fibas quanto o “Tchóia” e a Daiane, mas o povo escolheu a nossa proposta, então, hoje nós somos Prefeito desses nossos adversários também, nós queremos ser Prefeito e Vice dos votos que o “Tchóa” fez, dos votos que o Ademir fez, ou seja, vamos ser Prefeito e Vice de todos, vamos representar como um todo a nossa sociedade. Não queremos saber de intriga política. É trabalhar para o bem do povo a partir de agora”.