Estudantes da Unioeste levam carro movido a hidrogênio para a Shell Eco-marathon 2024

Este ano marca a primeira vez em que a equipe levará um veículo para competir na categoria conceito urbano, utilizando hidrogênio verde como fonte de energia.

A Shell Eco-marathon entra no 39º ano reunindo estudantes do mundo todo para desafiar os limites da eficiência energética.

Publicado em 29 de Agosto de 2024

53950009070_490c0c8975_o1.jpg
O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), um projeto de extensão do Centro de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, está pronto para participar da Shell Eco-marathon Brasil 2024, que acontece nesta semana no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Este ano marca a primeira vez em que a equipe levará um veículo para competir na categoria conceito urbano, utilizando hidrogênio verde como fonte de energia.
O GCEE, criado em 2009, começou a participar da Shell Eco-marathon em 2016, e desde então tem se destacado na competição. A equipe, formada por 22 universitários dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Energia e Ciência da Computação, da Unioeste e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), apresenta dois protótipos de veículos: um movido a bateria elétrica e outro 100% abastecido com hidrogênio verde. Este é o único veículo brasileiro a competir na categoria de hidrogênio.
A capitã do grupo, Ana Lúcia, estudante de Engenharia Elétrica da Unioeste, destacou a importância do projeto para a sociedade. “A ideia é tornar viável o uso de hidrogênio na sociedade, provocando a descarbonização da frota. Mesmo que o hidrogênio seja uma energia limpa, ele é caro. Com nossos estudos, conseguimos diminuir os custos e implantar isso na sociedade, fazendo com que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de combustível limpo e contribuam com a sustentabilidade”, afirmou.
O subcoordenador do projeto e professor da Unioeste, Fernando José Gaiotto, ressaltou o papel da universidade no apoio a projetos de extensão como o GCEE. “É graças ao apoio da direção do campus que conseguimos levar nossos projetos para a comunidade. Participar de eventos como o Unioeste na Comunidade é uma forma de mostrar o que fazemos em termos de engenharia, ciência e pesquisa. Essa integração fortalece o tripé da universidade”, afirma.
A Shell Eco-marathon entra no 39º ano reunindo estudantes do mundo todo para desafiar os limites da eficiência energética. É um dos principais programas de engenharia de eficiência energética do mundo para estudantes. As competições locais, como a do Rio de Janeiro, são projetadas para equipes que buscam descobrir a Shell Eco-marathon pela primeira vez ou para competidores experientes que desejam ajustar e refinar seus carros antes das competições internacionais.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná