Princesa: Diangele Marmitt agradece eleitores, avalia campanha e revela contatos com Deputados e
agenda em Florianópolis

Publicado em 30 de Outubro de 2024

Em primeira entrevista à nossa reportagem após a Eleição de 06 de outubro, Diangele Klein Marmitt, atual Vice-Prefeita e eleita Prefeita no Pleito 2024 para a Gestão 2025-2028, avalia a campanha, revela contatos com Deputados das Esferas Estadual e Federal, agradece os 1.237 votos favoráveis e comenta sobre as ações iniciais do Plano de Governo para a Gestão que inicia em 2025

EMOÇÃO, ANSIEDADE E ANGÚSTIA ATÉ O FIM DA APURAÇÃO

Ansiedade e angústia. Esses são os sentimentos que Diangele sentiu do fim da votação ao final da apuração. Com o êxito na disputa, resta agora agradecer a equipe de campanha, às cerca de 500 famílias que lhe acolheram com respeito e consideração durante as visitas no período eleitoral, aos partidos da coligação, ao atual Prefeito Edilson e aos candidatos a Vereador pelo grupo, que ajudaram a disseminar o Plano de Governo à população:

“Com certeza é uma emoção muito grande, uma ansiedade muito grande no dia, não são momentos nada fáceis, mas isso passa e felizmente a gente chegou ao final com êxito, sendo vencedores, mas o sentimento no dia é de muita angústia até chegar ao final da apuração. Até 17h10min., 17h15min. o coração o coração fica bem acelerado, mas deu tudo certo no final. Sem o grande apoio da nossa equipe de Vereadores, nossa equipe de trabalho, nós não teríamos chegado ao êxito no Pleito Eleitoral, então, a gente faz o agradecimento aqui, especialmente as famílias que nos acolheram. Foram mais de 500 visitas, 500 famílias que foram visitadas por mim e pelo “Alemão”, ou só por um de nós dois, pois no final a gente se dividiu para cobrir mais campo, portanto a gente agradece ao respeito, a consideração, por terem nos apoiado, votado em nós, e também agradecer a nossa equipe de trabalho, o pessoal que fez a coordenação da campanha, ao Prefeito Edilson, aos partidos que nos apoiaram, o pessoal do PSDB, do PL, do MDB, e aos candidatos a Vereador, que vestiram a camisa e ajudaram a levar o Plano de Governo na grande maioria das casas, especialmente onde eu e o “Alemão” não conseguimos chegar”.

pcsa.jpg

Foto: Jornal e TV Tribuna

MAIORIA DA BASE NA CÂMARA DÁ MAIOR SEGURANÇA AO PODER EXECUTIVO, MAS TRÂNSITO E BOM DIÁLOGO ACONTECERIA MESMO COM MAIORIA SENDO DA OPOSIÇÃO

Sobre a maioria dos Vereadores eleitos para a próxima Legislatura serem da base do Governo, Diangele pontua que o fato dá maior segurança ao Executivo na aprovação e execução de Projetos, algo que considera importante. Porém, com as Sessões sendo transmitidas ao vivo e com maior envolvimento da população ao trabalho dos Legisladores, ela acredita que, se não tivesse a maioria na Câmara, isso não seria problema. Para ela, nenhum Vereador votará contra um Projeto que venha de encontro às necessidades da população e ao crescimento do Município apenas por ser de oposição:

“Ter a maioria na Câmara com certeza dá maior segurança ao Poder Executivo na execução de obras, de projetos, na organização do dia-a-dia, orçamento, enfim, todas as questões que envolvem a Câmara, que a Câmara legisla, então, ter a maioria é muito importante, e hoje em dia a gente sabe que as pessoas também estão mais atentas. Com as Sessões sendo transmitidas, as pessoas estão até mais envolvidas, por isso entendo que, mesmo que não tivéssemos a maioria, não teríamos grandes problemas, pois os representantes do povo, que são os Vereadores, estão mais próximos, a gente tem um diálogo bom, e dificilmente alguém vai votar ou vai ser contra algum Projeto que venha melhorar a qualidade de vida das pessoas, portanto, claro que é importante, é um desgaste a menos, tem uma boa ligação com todos, mas se não tivéssemos certamente teríamos um bom diálogo, porque nós estamos aqui trabalhando para o bem comum, para o bem da maioria da população, então, certamente a gente conseguiria transitar com a Câmara de forma tranquila”.

 

ALIANÇA MADURA COM PL, CONTATOS COM DEPUTADOS E AGENDA EM FLORIANÓPOLIS

A próxima Prefeita princesense também discorreu sobre contatos com Parlamentares Estaduais e Federais. Ela considera que a aliança feita junto ao PL, além de madura, foi estratégica, uma vez que o partido tem muitos Deputados, Senador e, atualmente, o Governador do Estado, o que pode favorecer o Município na chegada de recursos. Ela também revelou agenda em Florianópolis nos próximos dias, onde conversará com o Presidente da ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), Deputado Mauro de Nadal:

“Nós fizemos uma aliança com o PL, foi uma aliança muito madura, porque é um grupo também que há muito tempo está na política, e ao mesmo tempo para nós foi estratégico, pois o PL hoje possui uma bancada muito grande de Deputados Estaduais, Federais, tem Senador e tem inclusive o Governador do Estado de Santa Catarina, então, nós temos uma boa relação. Nos nossos oito anos de mandato enquanto Vice-Prefeita, conseguimos mais de R$ 15 milhões em Emendas Parlamentares, e agora com essa aliança com o PL certamente a gente vai conseguir ter uma boa relação e buscar bons recursos para o Município. Aliás, já nos próximos dias estarei indo a Florianópolis, já tenho uma agenda lá, tenho uma conversa com o Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Mauro de Nadal, que é um grande parceiro nosso, e de praxe a gente passa em todos os Gabinetes para ir conversando, mantendo essa boa relação, já fazendo solicitação de Emendas para o próximo mandato”.

 

EXPERIÊNCIA COMO VICE-PREFEITA FACILITA; EQUIPE DE GOVERNO AINDA NÃO ESTÁ DEFINIDA

Por estar como Vice-Prefeito há quase oito anos, Diangele afirma que está por dentro do que se passa no Município, na Prefeitura e nas Secretarias. O envolvimento e a responsabilidade aumentarão ao assumir o cargo maior do Executivo, e ela já está se preparando com a ajuda do Prefeito Edilson. Sobre a equipe de Governo, ainda não há nomes definidos:

“Obviamente que já estou a par de tudo que está acontecendo no Município, na Prefeitura e nas Secretarias. Claro que agora vou me envolvendo ainda mais, a responsabilidade fica cada vez maior, e a gente já está em processo de entendimento, o Edilson já passou a questão das Leis, do orçamento. No momento ainda não temos a equipe montada, portanto, o próximo passo é montar essa equipe, e agora nos próximos dias, entre novembro e dezembro, a gente vai conversando com os partidos, vai conversando com a nossa equipe de trabalho e de Governo, vendo onde as pessoas melhor se encaixam conforme suas capacidades técnicas, portanto, vamos entrar nessa discussão a partir dos próximos dias”.

 

EDUCAÇÃO E SAÚDE SERÃO PRIORIDADES IMEDIATAS; IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO INTEGRAL PARA AO MENOS UMA TURMA E AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA UNIDADE DE SAÚDE

Diangele foi reta e direta sobre quais serão as prioridades imediatas de sua Gestão. Para ela, a implementação do Ensino Integral para ao menos uma turma é vista como importantíssima para a Educação princesense. Na Saúde, a ampliação do espaço físico para maior comodidade da população e profissionais da Saúde também é uma demanda considerada urgente:

“Educação e Saúde. Essas serão as principais bandeiras que a gente vai de imediato trabalhar, inclusive já este ano com Projetos, articulação, enfim, tudo que for possível. A Educação é na questão de a gente implantar o Ensino Integral, então há necessidade de construção de novas salas, algo que ainda tem que fazer Projeto, tem toda essa parte para organizar, mas acredito que a gente vai começar já no primeiro ano com uma turma ao menos, vamos organizar uma sala para começar com pelo menos a turma do Jardim. Na Saúde seria a ampliação do espaço físico, que também é uma demanda urgente por conta de hoje estar muito apertado, a gente as vezes tem dificuldade para trazer especialidades para o Município, ao mesmo tempo de alojar melhor as pessoas e a equipe de trabalho, então essas são as duas demandas mais urgentes por hora. Hoje o Município ainda está com Projetos em andamento na parte de Infraestrutura, inclusive mais de vinte trechos de ruas estão sendo asfaltados, o Ginásio está em construção, então, isso tudo ainda faz parte deste mandato que está em andamento, e a partir de agora a gente começa a trabalhar nos Projetos para o próximo mandato e os principais seriam esses que citei na Educação e na Saúde”.

 

AJUDA E APOIO DA FAMÍLIA; CONTINUIDADE DO GOVERNO E MUNICÍPIO NO RUMO CERTO

Ao encerrar a entrevista, a futura Prefeita princesense reiterou os agradecimentos à sua família, que lhe ajudou e apoiou durante todo o período eleitoral, aos apoiadores e aos coordenadores de campanha que acreditaram nas propostas de Governo. Ela enfatizou que o Projeto é de continuidade ao atual Governo, e disse acreditar que o Município está no caminho certo e que, juntos, farão ainda melhor:

“É sempre importante ter esse contato com vocês da imprensa. Vocês vão trazendo informação para as pessoas, então considero isso de grande valia. Quero aproveitar o espaço para também externar os meus agradecimentos a minha família, que sempre me apoiou, esteve comigo, sempre presente, o meu noivo Cleber, e como a gente tem um bebê pequeno minha família teve que se desdobrar para ajudar nos cuidados do bebê, até mesmo porque o Cleber também participou da campanha de Guarujá do Sul, então tenho um agradecimento muito especial aos meus pais, meus irmãos e cunhados por todo esse apoio. Agradecer a Deus, pois sem essa força, esse apoio, essa coragem que a gente tem que ter todos os dias a gente não chegaria lá. Reforçar aqui o agradecimento a todos os apoiadores que realmente acreditaram nessa proposta de Governo, no que nós estamos desenvolvendo no Município. Nosso Projeto hoje, Diangele e “Alemão”, é de continuidade a esse Governo, e é de continuar esse desenvolvimento que está acontecendo em Princesa. A gente acredita que juntos faremos ainda melhor e que Princesa está no rumo certo”.